3 de dezembro de 2013

5 coisas importantes para seu blog


Olá pessoal, tudo bem? Hoje eu vim comentar com vocês, cinco coisas que eu acho que todos os blogs deveriam ter, sei que não sou nenhuma grande blogueira, e que meu cantinho tem muito o que melhorar, mas vou falar como própria leitora que sou.

1. Playlist
Acredito que aquelas playlists semanais em forma de post com vídeos do youtube, estão passadas. Sinceramente, ninguém deixa um blog aberto, e fica dando play em vídeos toda vez que ele acaba, e ainda de algumas músicas que geralmente já conhecemos. Não é verdade? Acredito que rola fazer isso, em alguma ocasião especial, feriados e talz, que você coloca indicações legais, mas saiba que as pessoas só vão ler o nome das músicas. Então bora colocar um player no blog, para os leitores, mesmo depois de já terem lido os novos posts do seu blog, continuem lá escutando aquela boa música.

Você pode optar por colocar músicas que você goste, que seus visitantes indiquem, ou uma pegada de marketing como colocar músicas calmas, para fazer com que a pessoa fique mais tempo lendo o blog. Eu gosto de músicas agitadas, então não escolhi essa última opção, mas sempre que me indicam eu escuto e vejo se tem conexão com o estilo do blog, e acrescento. A maioria usa o SCM Music Player, é bem simples de usar e bom. Ah, não deixem automático, que chato entrar em um blog e do nada começa  a cantar.

2. Indicações de links do seu próprio blog.
Eu acho isso mega importante. Depois que você conquista seu leitor pra ficar um tempinho no blog, através da música por exemplo, acho importante dar opções de navegação pra ele. Vai além de ter um canto pra categorias, você pode colocar um gadget de "Post Populares" ou também o "Poderá gostar também" do LinkWithin, assim os leitores saem clicando em outros links pra continuar lendo, hehe.

3. Formas de te encontrar/acompanhar
Ok, leitores conquistados, amamos o seu blog. E agora, como vou lembrar do nome, do link pra entrar aqui de novo? Sabemos que muitos blogs não possuem o domínio (.com) então já fica complicado memorizar o nome (que as vezes não são memoráveis) e ainda saber se é .blogspot ou .wordpress então é importante ter um meio que o leitor vai te achar depois só lembrando da "cara" do blog. Seja por seguidores, por assinatura no Email, por fanpage. Alguma forma tem que ter, e bem explicita pra ele saber que possui isso no seu cantinho. Aqui no meu blog, tenho a fanpage, o feed pra receber por email, e os seguidores do google friend conect que permite que quem também tem o blogger, tenha as novidades no seu painel inicial quando acessa sua conta no Blogger. Lembrando que essas duas últimas opções o seu feed precisa estar configurado, aprenda como aqui. 

4.Contato Eficiente
Uma coisa mega importante é ter um meio de contato visível e eficiente no blog. Não adiante ter uma página contato, chega lá a gente encontra um Email. Desculpa, mas acho isso mega ruim. Email não é eficiente, é algo mais extenso e  profissional, claro ele precisa estar lá também sem dúvidas. Mas não só ele, precisa ter um formulário. E você pode colocar outras formas, além de redes sociais (que é algo mais pra bate papo do que um contato), como o Ask que pode funcionar como um formulário mega rápido, coloquei um na barra lateral, pra quem quiser fazer um pedido por exemplo, é melhor do que ir até o form do contato pra dizer "Oi, posta sobre a profissão de designer?!" né?. Então coloque o máximo de meios possíveis, bem organizadinho.

5. Sua identidade
O que eu acho chato hoje em dia, é que os blogueiros estão levando muito a sério essa coisa de profissão. Todas as profissões pra mim devem ser um gostoso e sério divertimento, algo gostoso. Dai eu vejo blogueiros dizendo que precisam postar no mínimo 2 vezes por dia, ou fazer aquilo, e sei lá o que. Dai quando você entra no blog, tem milhares de posts, muitas vezes dele e de mais uma equipe, de diversos assuntos que o blogueiro talvez nem goste, tudo isso pra conseguir Popularidade, poxa. No fim, todos se tornam iguais, e não rola mais uma coisa pessoal, porque meu blog é totalmente pessoal. Se eu preciso de um link, uma receita, uma música, algo assim, o primeiro site que eu procuro é o meu mesmo, hehe. Faça isso com você e seu blog também ok? Seja você a sua principal leitora, depois o público vem por se identificar.

E ai, qual dica vocês acharam mais importante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário